
Em sessão com opiniões divididas e polêmica, vereadores aprovaram projeto de Lei que aumenta a estrutura administrativa do município de Ituporanga na última segunda-feira, dia 17 de março.
Na prática, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Eventos foi desmembrada em duas novas secretarias: a Secretaria de Turismo e Eventos e a Secretaria de Esportes e Cultura. A votação teve 6 x 5 votos, com desempate proferido pela presidente do Legislativo Sandra Berns Clasen que é da base de apoio ao prefeito municipal.
A justificativa pelo voto em apoio ao projeto, segundo a presidente da casa “ é que a reorganização da estrutura administrativa permitirá um atendimento mais eficiente à população”.
Opinião do CEBOLEIRO NEWS:A eficiência de uma Gestão não tem haver com a estrutura administrativa, mas com a capacidade de gestão e liderança da equipe da pasta e com recursos suficientes para uma boa governança.
Na prática as despesas que já estão altas, só vão aumentar. Os gastos com folha em fevereiro bateram 3,6 milhões de reais. Agora vai aumentar.
A história nos mostra que todo prefeito gastador não consegue entregar uma gestão eficiente para os munícipes. No Brasil é uma prática antiga, onde estruturas são criadas para alocar os amigos da política. Este amiguismo é o principal motivo do fracasso do estilo de política brasileira e do porquê o dinheiro do povo nunca é gasto de forma eficiente.
Um grande escritor das proezas políticas dos anos 60 e 70, Emil Farhat, chamava este tipo de medida como CLIENTELISMO, apesar do termo ser muito mais antigo, palavra que remonta aos anos 30, época do CORONELISMO.
Veja a definição de Emil Farhat:
Clientelismo é uma prática em que políticos oferecem benefícios pessoais ou favores a eleitores em troca de apoio político, especialmente votos. Esses benefícios podem incluir cestas básicas, empregos públicos, favores administrativos, obras em comunidades específicas, entre outros.
0 Comentários